Em algumas indústrias, a fita de aço ainda é a fita mais utilizada. Mas há uma alternativa: a fita PET!
As razões mais importantes são que além de serem mais baratas e muito mais fácil de trabalhar; elas causam menor impacto ambiental. Fator que também deve ser um argumento importante para mudar de fitas de aço para fitas PET.
Outro ponto, são em relação a segurança: o risco de quando a fita PET se rompe ou é solta também é significativamente menor, pois as fitas de aço podem causar ferimentos devido sua rigidez e afiação.
A mudança para a fita PET pode levar a uma economia considerável de pelo menos 50%. Isso ocorre porque as fitas de poliéster tem um custo bem menor no momento da compra do que as fitas de aço. Além disso, é mais fácil aplicá-las, além de mais seguro e rápido. Como também há mais metros de fita em um rolo, o rolo consequentemente será substituído com menor frequência.
Fitas de poliéster são mais seguras para se trabalhar do que fitas de aço. Em primeiro lugar, devido o rolo ser mais leve, tornando menos extenuante substituir um rolo (22 kg X 50 kg). Em segundo lugar, as fitas PET não possuem bordas afiadas, e as fitas de aço sim! Isso não é apenas mais seguro para os operadores (devido a possibilidade de cortes), mas também é menos prejudicial para pneus de empilhadeiras, por exemplo. Este também é um benefício durante a remoção e descarte da fitas PET. No caso de um impacto de choque no produto, quando o caminhão passa sobre uma lombada, por exemplo, as fitas de aço são mais propensas a quebrar do que as fitas PET, pois o impacto é absorvido na fita PET devido à capacidade elástica.
A fita PET possui excelentes propriedades de recuperação de elasticidade, assegurando que ela permaneça firme quando a carga se deslocar, expandir ou encolher, como após o resfriamento.
As fitas de poliéster são resistentes à influências climáticas e radiação UV, e ao contrário do aço que enferruja quando molhado, as fitas PET não deixam manchas quando se molham.
O impacto total no ambiente das fitas de poliéster é muito menor do que o das fitas de aço. Durante o processo de produção, o poliéster é extrudado do granulado. A produção da fita de aço, pelo contrário, é um processo de forjamento que requer grandes quantidades de energia.
Mudar para fitas PET leva a uma grande economia de energia para empresas ambientalmente conscientes, pois as fitas de poliéster também são altamente recicláveis.
Mudar de fitas de aço para fitas PET apresenta vantagens importantes:
Contate-nos para discutir as possibilidades dessa mudança para sua empresa!